domingo, 4 de abril de 2010

CULTIVO DO MARACUJÁ ORGÂNICO


O maracujazeiro é originário da América Tropical, com mais de 150 espécies de Passifloraceas utilizadas para consumo humano. As espécies mais cultivadas no Brasil e no mundo são o maracujá-amarelo (Passiflora edulisf. flavicarpa), maracujá-roxo (Passiflora edulis) e o maracujá-doce (Passiflora alata). O maracujá-amarelo é o mais cultivado no mundo, responsável por mais de 95% da produção do Brasil e utilizado principalmente no preparo de sucos. O maracujá-doce é destinado para o mercado de fruta fresca, devido a sua baixa acidez.



O plantio pode ser realizado de forma integrada com outras lavouras, sem que sofra algum dano a produção, no foto acima, a cultura associada é o feijão de colha. A experiência teve bastante êxito produtivo. O modelo de estiva é único no mundo, feito através de material orgânico de baixo custo.

Para maiores informações sobre esse modelo de extiva, entrar em contato por e-mail.



PAU D'ARCO, árvore centenária, em Itaberaba

ESSA FOTO FOI TIRADA EM DEZEMBRO DE 2009, TEM APROXIMADAMENTE 20 A 25 MTS DE ALTURA, É CONHECIDO TAMBÉM COMO IPÊ ROSA.



PAU D´ARCO

Nome vulgar: PAU D'ARCO OU IPÊ-AMARELO
Nome cientifico:
Tabebuia serratifolia (Vahl) Nich.
Família: BIGNONIACEAE

DESCRIÇÃO DA ÁRVORE

Árvore de grande porte com altura de 8 a 20m, com tronco de 60 a 80 cm de diâmetro. É extremamente bela quando em flor, sendo que sua floração ocorre anualmente, durante os meses de agosto a novembro, com a planta totalmente despida de folhagem. Sua madeira é duríssima, difícil de serrar e durável sob quaisquer condições.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Muito freqüente na região Amazônica e esparsa na floresta pluvial atlântica desde o eará até S.Paulo.

HABITAT

Característica da floresta pluvial densa. É também largamente dispersa nas formações secundárias, como capoeiras e capoeirões, porém tanto na mata quanto na capoeira prefere solos bem drenados das encostas.

USOS COMUNS

Sua madeira é própria para construções pesadas e estruturas externas tanto civis como navais, como pontes, dormentes, tábuas de soalhos, bengalas, eixos de rodas, etc.



FOTOS DO POR-DO-SOL


A IMAGEM DO RESPEITO AO MEIO AMBIENTE DIZ O SEU CARÁTER NA SOCIEDADE.

ESSAS DUAS FOTOS FOI TIRADAS NO MÊS DE JANEIRO DE 2010, SE TRATA DE UMA REPRESA ARTIFICIAL, QUE ACUMULOU ÁGUA DAS CHUVAS.